segunda-feira, 26 de julho de 2010

Programa de coleta de pneus deve ser definido em até 15 dias

O Ministério Público Estadual voltou a se reunir com várias entidades para definir um programa específico de coleta de pneus insersíveis, para que tenham uma destinação útil. “Trata-se não só de uma questão ambiental, mas também de necessidade pública”, esclarece a coordenadora do Núcleo do Meio Ambiente, Dalva Tenório.

Os supermercados Extra, Makro Atacadista, Gbarbosa e Mapel tem o prazo de até 10 dias para encaminhar ofício ao MPE e dizer se vão participar do programa de coleta de pneus insersíveis.

O representante da empresa de reciclagem Reciclanip, Cesar Faccio, disse que já se reuniu com nove proprietários de pontos de comercialização de pneus da capital. E, segundo o representante, os comerciantes concordaram entre si em criar um ponto de coleta em Maceió, mas fez um alerta para os que não pretendem aderir ao programa. “O ponto de coleta só será usufruído por aqueles que contribuírem com o aluguel do ponto”, ressaltou.

Cesar Faccio, solicitou um prazo de 15 dias para informar ao Núcleo do Meio Ambiente a definição do local, a quatidade de revendedores de pneus que devem participar do programa e o valor do rateio dos custos.

Já o transporte dos pneus insersíveis dos pontos de comercialização dos pneus até o local do ponto de coleta será de responsabilidade da prefeitura, através da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) como já tinha sido acertado na última reunião.

Dalva Tenório explicou que tanto a SLUM como a SMCCU cederão um caminhão uma vez por semana para fazer a coleta dos pneus. A promotora encerrou a reunião pedindo ajuda do poder público para que todos os borracheiros e revendedores de pneus participem do programa.

Nenhum comentário: