domingo, 25 de julho de 2010

Alagoas terá Sistema Geral de Alerta

Um projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) vai dotar o Estado de Alagoas com uma infraestrutura capaz de prevenir desastres como os ocorridos nos últimos dias, em vários municípios alagoanos. Estações telemétricas para monitoramento de chuvas e das vazões dos rios serão instaladas em várias cidades. Alem disso, será trabalhado um modelo de simulação chuva/vazão para os estudos de previsão de cheias e a elaboração de um mapa das inundações.
Segundo a superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Rochana Lima, que acompanhou a visita dos representantes da ANA, Valdemar Magalhães e Maurren Vieira, a idéia principal é montar o Sistema Geral de Alerta do Estado, similar ao instalado em Santa Catarina e que vem trazendo resultados positivos em termos de prevenção.
Doze municípios de Alagoas e Pernambuco foram percorridos pela caravana, constituída por técnicos da Semarh, IMA e ANA. Em todos eles, as estações fluviométricas, que monitoram o nível dos rios instaladas pela Agência foram arrastadas pelas águas ou seriamente danificadas pela correnteza.
A idéia agora é reestruturar as cidades com estações automáticas, que emitem os dados coletados via satélite. O trabalho vai começar pelas bacias hidrográficas do Mundaú e Paraíba, se estendendo até as bacias do Jacuípe, Una e do Ipanama, projeto que será desenvolvido em parceria com o Estado de Pernambuco. Além disso, equipes de operadores serão capacitadas para comunicar possíveis enchentes ou repassar os dados das estações montadas, caso apresentem problemas técnicos.

Nenhum comentário: