quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Brasil terá um novo Atlas Eólico

SÃO PAULO – De acordo com a Eletrobrás, o potencial eólico brasileiro é ainda maior do que o estimado em 2001, quando foi lançado o Atlas Eólico Nacional.

A conclusão é do Centro de Pesquisas de Energia, a Cepel, da Eletrobrás. Quando foi lançado, há 8 anos, o hoje defasado atlas considerava uma altura de 50 acima do nível do mar, descontando relevos e depressões, e concluía que o potencial de geração de energia eólica no Brasil ficava em torno de 143 000 MW.

Segundo confirmou à Agência Brasil Antonio Leite de Sá, o coordenador do novo atlas eólico da Cepel, a potência brasileira, na verdade, passa de 250 000 MW.O documento deve ficar pronto até o final do ano que vem, com um número definitivo e atualizado sobre a real potência brasileira no setor. Os números deste novo atlas vão considerar ventos entre 90 e 100 metros de altura do solo, já que existem hoje equipamentos com essa capacidade. De acordo com Leite de Sá, o estudo anterior usou parâmetros matemáticos e o fez muito bem, já que grande parte das usinas eólicas está seguindo as regiões indicadas nos mapas.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário: