domingo, 21 de outubro de 2007

Panelas de alumínio são prejudiciais à saúde ou não?

O trabalho da Ciência é, muitas vezes, buscar respostas para temas polêmicos, que dividem opiniões. No caso das panelas de alumínio e os supostos riscos que elas apresentariam à saúde, uma posição definitiva parece distante.
A preocupação com o uso destes utensílios propagou-se pela Internet. A tese central é que, ao cozinhar nas panelas de alumínio, doses significativas da substância seriam transferidas para os alimentos.
O famoso e-mail, cujo assunto costuma ser "Alumínio: Útil mas Mortal", enumera um verdadeiro rosário de tragédias advindas dessa transferência: “o alumínio deposita-se no cérebro, causando o mal de Alzheimer (esclerose mental precoce) e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo a osteoporose. Esse cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais... E também vai para dentro das suas artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacas (infarto), cerebrais (trombose) e genitais (frigidez e impotência)”.
Curiosamente, a mensagem é citada no verbete Lenda Urbana da Wikipédia: “esta lenda cita estudos fictícios da Universidade Federal do Paraná ligando o uso de panelas de alumínio a resíduos deixados no alimento. O texto também cita uma legislação italiana, que supostamente proíbe o uso de panelas de alumínio em restaurantes”.

LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário: