quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Controle Alternativo de Formigas Cortadeiras

As formigas cortadeiras são, há muito tempo, um sério problema que assola a agricultura nos mais diversos países do mundo, tanto em lavouras temporárias como permanentes, deixando grandes prejuízos e desalento aos agricultores.Tanto as formiga do gênero Atta spp., as saúvas, como do gênero Acromyrmex spp., as quen-quéns, são poderosas destruidoras das plantas cultivadas no nosso país, de norte a sul. De uma forma geral, as formigas cortadeiras não se alimentam propriamente do material vegetal cortado, e sim do micélio do fungo cultivado a partir desse material. Isto as torna “escravas” do fungo, ou seja, devem fornecer-lhe o material que melhores condições ofereça para ser decomposto. Portanto, seria mais correto dizer que é o fungo, e não as formigas, que tem preferência por esta ou aquela espécie de planta...
Embora isso seja até muito evidente, pois é possível observar que as formigas parecem selecionar aquilo que devem cortar e transportar ao formigueiro, ainda não estão claras as razões, quer fisiológicas, nutricionais ou ambientais, que determinam a opção por uma determinada planta, e não outra situada ao seu lado.
O que praticamente todos os jardineiros sabem é que as roseiras, na maioria das vezes, são as primeiras a serem atacadas, mesmo havendo outros materiais próximos e em abundância. Também os reflorestadores sabem que há uma nítida preferência por mudas novas, recém plantadas.
Há ainda uma série de teorias que correlacionam o ataque de formigas aos desequilíbrios ecológicos causados pela agricultura convencional, como se fossem uma resposta da natureza aos problemas agro-ambientais, sendo também a própria solução dos mesmos.


CLIQUE AQUI E VEJA O RESTO

Nenhum comentário: