domingo, 29 de agosto de 2010

Matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável

Por:
Francisco Roberto Caporal
José Antônio Costabeber
Gervásio Paulus

Este artigo aborda a Agroecologia como uma ciência que pretende contribuir para o manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis, em perspectiva de análise multidimensional (econômica, social, ambiental, cultural, política e ética). Entendida a partir de seu enfoque teórico e metodológico próprio e com a contribuição de diversas disciplinas científicas, a ciência Agroecológica passa a constituir uma matriz disciplinar integradora de saberes, conhecimentos e experiências de distintos atores sociais, dando suporte à emergência de um novo paradigma de desenvolvimento rural. Entretanto, na caminhada em direção ao desenvolvimento rural sustentável é necessário um conjunto de inovações tecnológicas, bem como novas abordagens dos problemas agrários contemporâneos, entendendo que não haverá agricultura ou desenvolvimento rural em base sustentável a margem de uma sociedade igualmente sustentável. Na perspectiva de análise adotada,  a diversidade sociocultural e ecológica aparece como um componente fundamental e nunca dissociável da incorporação de estratégias de ação apoiadas em metodologias participativas, elementos estes tão caros ao enfoque agroecológico.

3 comentários:

Leonardo Machado disse...

Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog! Nós identificamos sua ótima iniciativa on-line e pensamos em compartilhar com você nossa nova série de animação que fala sobre assuntos que são de nosso interesse, dos seus leitores e deveriam ser de toda a sociedade: consumo consciente e sustentabilidade. A série de 10 episódios é “Consciente Coletivo” e estreou dia 8 de setembro no Canal Futura. Os 5 primeiros programas estão disponíveis no nosso site (www.futura.org.br/conscientecoletivo). Também preparamos alguns conteúdos extras como papéis de parede pro computador, avatares, assinaturas de email e twibbon para quem quiser mergulhar na campanha. Confira lá e fique à vontade para divulgar. A ideia é formar um grande “consciente coletivo” pelo meio ambiente na internet!
 Grande abraço!
 Leonardo Machado, Coordenador de Novas Mídias do Canal Futura

Rafael disse...

Ola, meu nome é Rafael Lara e sou dono de um blog sobre criação d formigas, gostaria de propor uma parceria pois estive lendo alguns posts e gostei muito do conteúdo do seu blog =)
Se tiver interesse coloque o nosso banner:
http://3.bp.blogspot.com/_5v4UTCzIVZQ/TPrIM3bAhaI/AAAAAAAAAIg/ClMl9FiYPUY/s1600/Parceria.gif
E me mandar um email (rafaelmlara@hotmail.com) ou postar um comentário em uma das minhas postagens com o seu =)
Grande abraço.

thiago disse...

boa noite, sou o thiago dono do blog formigueiross.blogspot.com e gostaria de propror uma parceria. ficaria muito grato se aceitar. fico no aguardo.