sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ministério da Pesca intensificará fiscalização em 17 Estados

Agencia Brasil.

BRASÍLIA - O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, defendeu nesta quinta-feira, 11, maior fiscalização no setor. O ministro comunicou que, até o final deste ano, a pasta deve entregar 23 novas lanchas rápidas para o patrulhamento de atividades pesqueiras em 17 estados brasileiros.

"No ano passado, cinco lanchas foram entregues no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Ceará e no Pará. O custo total soma R$ 23 milhões pagos pelo próprio ministério, mas a operacionalização ficará a cargo de órgãos parceiros em cada estado. Assumimos parte da responsabilidade", ressaltou Gregolin.
Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, ele cobrou que a fiscalização seja acompanhada de ações de fomento, para que os trabalhadores recebam maior impulso no desenvolvimento da pesca sustentável.
"É importante ter regras que os pescadores respeitem e que os órgãos fiscalizem", disse Gregolin.  
O ministro citou como exemplo a produção da sardinha na Região Sudeste que, na década de 70, chegava a 220 mil toneladas anuais. Em 2000, a produção chegou a 17 mil toneladas e só começou a se recuperar depois que o período de proibição da pesca passou de quatro para seis meses. Em 2008, aproximadamente 100 mil toneladas foram pescadas.

Nenhum comentário: