segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Virus...ajudando na sobrevivência de pulgão!

Bem gente...acessando alguns sites pela net, achei uma matéria interessante sobre um vírus que parasitava uma bacteria que habitava um pulgão que servia para a oviposição de uma vespa parasitóide.! ufa... meio extensa essa explicação e o que isso tem haver com agroecologia? bom... primeiro temos que ser um pouco pontual e compreender qual é o mecanismo que está por trás disto tudo. A explicação é simples: o pulgão (Acirthosiphom pisum) é atacado por vespas (Aphidius ervi) que colocam os seus ovos no seu corpo para que suas larvinhas cresçam se alimentando do corpo do pulgão. Contudo, em locais onde o pulgão habita com a vespa ocorre uma alta infecção por uma bactéria a Hamiltonella o que acaba por reduzir o número de mortes pela vespa. O que acontece é que a bactéria que habita o pulgão quando atacada por um vírus produz uma proteína que possivelmente é tóxica e que leva as larvas da vespa à morte.

Sendo assim, o que podemos retirar disto tudo sobre os mecanismos agroecológicos que englobam um agroecossistema sobre mutualismo.

1º cada ação tem uma respota que envolve não somento dois organismos, mais sim vários, um afetando um a sobrevivência do outro.

2º os mecanismos de sobrevivência de um organismo na natureza não levam ao exterminio de todo o outro organismo antagônico.

Enfim, nos processos de um biossistema, uma reação leva ao desencadeamento de várias respostas por uma miriade de organismos que indiretamente participam deste ciclo. Balanceando sempre os pesos para que um organismos não venha a suprimir a sobrevivência do outro.


Obs.: esta foi uma materia da science.


6 comentários:

carolina disse...

<span>oiiiiii</span>

carolina disse...

oii td bem

luciana disse...

:* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* no luan santana

luciana disse...

:* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* no luan santana

luciana disse...

:* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* :* no luan santana

blendo popula de freidas disse...

o estripado vai te pega. babaca ;)