sábado, 14 de junho de 2008

Um quintal de frutas, verduras e flores: a experiência de Maria e Lúcio

Maria de Jesus Rocha dos Santos e Lúcio Penha moram há cinco anos em Nova Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e assim que chegaram lá foram logo construindo uma cerca de bambus na frente da casa. Em toda a extensão desta cerca plantaram mudas de maria mole e cactos miúdo. No quintal foram plantados batata doce, tomate, alface, espinafre, banana, maçã, laranja e abacaxi, entre tantos outros. Como a terra do terreno era de barro duro, o casal foi cavando e adubando. As folhas, cascas de legumes, coco e ovo, pó de café e serragem são separadas pra fazer adubo, assim como estrume de cavalos que pastam na vizinhança. Muitas das mudas que eles possuem foram trazidas de outros lugares em que viveram, ou ganharam de amigos. É comum os vizinhos pedirem folhas da farmácia viva de Dona Maria, que planta hortelã, colônia e manjericão, entre outras.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cartilha da Agricultura Ecológica

A Cartilha Agricultura Ecológica - Princípios Básicos foi elaborada pela equipe técnica do Centro Ecológico a partir da revisão e ampliação das publicações Trofobiose - Novos Caminhos para uma Agricultura Sadia e Biofertilizantes Enriquecidos. Sua proposta é oferecer uma referência teórica para a produção de alimentos sem o uso de adubos químicos, agrotóxicos e transgênicos. Recursos Naturais, Plantas Indicadoras, Trofobiose, Adubação Verde, Receitas de Caldas e Biofertilizantes, Compostagem e relatos de experiências na Serra Gaúcha são alguns dos assuntos abordados neste material. [ Tamanho: 4.76 MB ]

terça-feira, 3 de junho de 2008

PLANTA DO DIA: Alfavaca - Ocimum americanum L.

DESCRIÇÃO: Ocimum americanum L. (sin: O. canum Sims.) da família das Labiadas é popularmente conhecida como manjerona e alfavaca de vaqueiro, sendo amplamente cultivada na Índia devido aos variados usos de seu óleo nas indústrias de alimentos e cosméticos. A alfavaca (Ocimum americanum L), também chamada de manjericão de folha-larga, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas flores. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas.
INDICAÇÃO: Chá de Alfavaca => é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas e vômitos infecções intestinais.
COMO FAZER: Coloque as folhas em um copo, derrame água quente sobre ela e deixe descançando por 10 ou 15 minutos.
COMO BEBER: Tomar morno e melhor se for antes de deitar, pois é durante o sono que o corpo se restabelece e ocorrem as melhores curas.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

CPT realiza 8ª Feira Camponesa

Estima-se que cerca de 200 toneladas de alimentos sejam comercializadas
A 8ª Feira Camponesa vai ser realizada entre os dias 04 e 06 de junho na Praça da Faculdade. Os produtos estarão à venda a partir das 6h, sendo a abertura oficial às 9h, com a presença de lideranças de movimentos sociais e representantes do governo.
A perspectiva da organização do evento é comercializar aproximadamente 200 toneladas de alimentos produzidos nos acampamentos e assentamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) por cerca de 130 feirantes. São produtos agrícolas frescos vendidos a um preço justo. Os produtos comercializados na Feira são orgânicos, seguem o modelo de produção agroecológico.
Como nas últimas Feiras Camponesas realizadas na capital, na sua 8ª edição, além dos alimentos agrícolas, o evento tem outras atrações: uma Casa de Farinha funcionará durante a Feira produzindo “farinha quentinha”, como forma de trazer um pedaço do campo para a cidade e; a programação noturna conta com um circuito cultural, onde se apresentarão grupos musicais do Estado, como o Grupo Cumbuca, Pinóquio do Acordeon, Jurandir Bozo e Joelson dos 8 Baixos. Já que estamos no mês de São João, as noites também vão contar com o forró do trio Nó Cego, dos Amigos do Forró e a quadrilha junina “Lapadão”.
As Feiras Camponesas organizadas pela CPT acontecem há cinco anos na capital e esse ano passou a ser expandida para os municípios Messias, Murici e Porto da Rua. Apesar do sucesso, o incentivo governamental ainda é pouco, a exemplo da não liberação de recursos para Assistência Técnica nos Assentamentos pelo INCRA desde janeiro do corrente ano.