segunda-feira, 29 de março de 2010

Permacultura


Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.
A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
Abaixo, segue uma série de documentos sobre o tema. São diversos artigos organizados no 4shared. Todo material esta sendo disponibilizado pela Cláudia Álvares Chaves, Geógrafa, e participante do grupo de discussão homemverde.

terça-feira, 23 de março de 2010

Resumos de Fitopatologia [repost]

Resumo do livro de fitopatologia, os assuntos abordados na disciplina estão compilados em Textos Didáticos abaixo e disponíveis para "download" no formato PDF (Acrobat Reader).

Elaborado pelo Prof. Sami J. Michereff
Laboratório de Epidemiologia de Doenças de Plantas/ UFRPE

Conceito e história da Fitopatologia
Conceito e importância das doenças de plantas
Etiologia e classificação de patógenos
Sintomatologia de doenças de plantas
Classificação de doenças de plantas
Fungos como agentes de doenças de plantas
Bactérias como agentes de doenças de plantas
Vírus como agentes de doenças de plantas
Nematóides como agentes de doenças de plantas
Outros agentes de doenças de plantas
Variabilidade de agentes fitopatogênicos
Ciclo das relações patógeno-hospedeiro
Epidemiologia de doenças de plantas
Princípios gerais de controle de doenças de plantas
Controle genético de doenças de plantas
Controle cultural de doenças de plantas
Controle biológico de doenças de plantas
Controle físico de doenças de plantas
Controle químico de doenças de plantas

domingo, 21 de março de 2010

Decreto propõe reduzir poder da CTNBio


Patrocinado pela Casa Civil em aliança com o Ministério da Agricultura, um decreto com regras para plantio de transgênicos perto de unidades de conservação ameaça reduzir o poder da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A última versão do texto, em discussão na Casa Civil, suprime um artigo da norma em vigor que permite ao colegiado alterar os limites do plantio de transgênicos nessas áreas.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ao qual a CTNBio está ligada, não foi ouvido. “Isso é passar por cima da Lei de Biossegurança”, disse o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Luiz Antonio de Castro, que diz não ter recebido resposta da Casa Civil.
Ontem, Barreto afirmou ter sugerido ao titular da pasta, ministro Sérgio Rezende, que levasse o assunto ao Conselho Nacional de Biossegurança, órgão máximo sobre o assunto. “Espero que sejamos ouvidos e que isso seja alterado. A lei de biossegurança deixa claro que assuntos técnicos têm de ser resolvidos pelo colegiado. Não por um decreto”, afirmou o presidente da CTNBio, Edilson Paiva.
A briga não é travada entre defensores e críticos dos transgênicos. O nó deve-se ao escanteio do órgão técnico no processo de decisão, no caso a CTNBio. Para setores contrários aos transgênicos, a exclusão da CTNBio abre uma brecha para futuras limitações de plantio. A Casa Civil foi procurada para falar sobre o assunto, mas não se manifestou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

sábado, 13 de março de 2010

Câmara aprova projeto para resíduos sólidos


A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Senado que cria o marco regulatório para os resíduos sólidos.

O projeto dispõe sobre o acondicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde, incluindo os resíduos sólidos e o lixo hospitalar. O projeto, de origem do Senado Federal, foi apresentado em 1991 e tramita no Congresso há 19 anos.

O projeto estabelece a identificação dos limites de atuação da legislação federal no setor de resíduos sólidos. A proposta também identifica as responsabilidades dos diversos setores pelos resíduos sólidos gerados pela indústria, comércio e saúde, enter outros segmentos, incluindo a elaboração e implementação de planos de gerenciamento desses resíduos.

O texto aprovado também cria um vínculo explícito do plano de gerenciamento dos resíduos ao licenciamento ambiental. Reconhece o papel dos catadores de lixo, além de definir o papel da União e dos estados na gestão destes resíduos.

O projeto dos deputados agora vai retornar ao Senado para ser votado novamente. Ele torna obrigatória a implantação de um local próprio para os produtos como agrotóxicos, pneus, pilhas, baterias e outros produtos.

A proposta também prevê incentivos fiscais para as pessoas jurídicas que atuam na área de reciclagem e para a pessoa jurídica que presta serviços de aterro sanitário e industrial.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Manual de recuperação de áreas degradadas

A  Visão  da  Ciência  do  Solo  no  Contexto do  Diagnóstico,  Manejo,  Indicadores  de monitoramento e Estratégias de Recuperação.

A gradativa evolução e cobrança da legislação ambiental ocorridas nas últimas décadas, especialmente a que trata da obrigatoriedade da recuperação de áreas degradadas, têm contribuído significativamente para o aperfeiçoamento da tecnologia pertinente e tem despertado o interesse de várias categorias profissionais. Pesquisadores, técnicos e empresas estão empenhadas na solução de diversos problemas, específicos da área. Neste contexto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA,vinculada ao Ministério da Agricultura, Pescuária e Abastecimento, criada em 26 de abril de 1973, que tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural e peri-urbano, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira, viu-se obrigada pela natureza de suas pesquisas, pela área geográfica de sua atuação e pelo conhecimento e desafios acumulado na empresa e em seus quadros técnicos, a também contribuir de forma efetiva na investigação científica e geração de tecnologias para recuperação de áreas degradadas. A adoção da Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) como ramo da ciência é um evento recente em nosso país, e como a maioria dessas áreas degradadas está em áreas com atividades ligadas ao setor agropecuário.


terça-feira, 9 de março de 2010

O que é a transição agroecológica


O consumo de alimentos orgânicos no mundo tem apresentado um crescimento anual, variando de 25 a 30%, tornando-se cada vez mais atrativo aos produtores. No entanto, o acesso a esse mercado requer a certificação dos produtos, que só é obtida quando a propriedade atende às exigências de preservação do meio ambiente, entre outras. A conversão da propriedade agrícola dos sistemas de produção tradicionais para os de base ecológica é uma etapa crítica para os agricultores que desejam participar desse mercado. Nesse período, é comum o surgimento de problemas de doenças e pragas de difícil resolução, já que a utilização de agrotóxicos é interrompida e ao mesmo tempo a propriedade não tem as defesas próprias de sistemas ecológicos amadurecidos.
O Dia de Campo na TV mostrará a produtores que o aumento da biodiversidade funcional e produtiva, com introdução de práticas ecológicas de redesenho do agroecossistema e de desenhos agroflorestais, pode contribuir para que os agricultores possam dar mais alguns passos na caminhada da transição agroecológica. O programa irá apresentar algumas tecnologias e práticas importantes na transição agroecológica, que estão sendo implantadas em propriedades no DF.
Entre as tecnologias destacam-se a consorciação de tomate com coentro, utilização do sistema de policulturas, rotação planejada de culturas, cercas vivas e bordaduras vegetais diversificadas incluindo espécies nativas e exóticas. Fará parte do programa ainda o manejo do sistema agroflorestal avícola.

VEJA MAIS AQUI

terça-feira, 2 de março de 2010

Divulgação

Divulgação,
o blog do Grupo de Estudos e Pesquisas em Animais Monogástricos
sob a orientação do Prof. Elton Lima Santos

http://www.gepam-ceca.blogspot.com/

visitem !!!

Como fazer um mutirão ecológico - Campanha "Clean-up the World"


O movimento "Clean-up the World" - Vamos Limpar o Mundo carrega o espírito: participação, multiplicação, envolvimento e responsabilidade. Tendo como ponto de partida a mobilização para a solução do problema do lixo, pretende-se deespertar a atenção de cada um para seus próprios hábitos e atitudes, visando incluir a ação respnsável para com o meio ambiente no cotidiano de cada cidadão do planeta. Esta publicação traz experiências na organização de ações ecológicas, inspirando novas e criativas formas de ação.


Autor: Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo/Coordenadoria de Educação Ambiental; Instituto Ecoar


Editora: 


Local: São Paulo 


Ano: 1998


N.º págs.: 30

Coleta Seletiva - na escola, no condomínio, na empresa, na comunidade, no município


A publicação tem como objetivo orientar a população, mostrando passo a passo os procedimentos necessários para implantação de um programa de coleta seletiva, como uma das alternativas para a minimização de resíduos sólidos domésticos.
Autor: São Paulo(Estado) Secretaria do Meio Ambiente/Coordenadoria de Educação Ambiental/CEA-Coordenadoria de Planejamento Ambiental-CPLA
Editora: SMA/CEA/CPLA
Local: São Paulo 
Ano: 
N.º págs.: 24




BAIXE AQUI